segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Módulo I - Posicionalidade



Bem vindos professores (as)!

Vejamos  o que nos ensina as educadoras argentinas Lerner e Sadovsky sobre posicionalidade. Na vida escolar é necessario conhecer posicionalidade, é fundamental este conhecimento para o aprendizado de Matemática no decorrer da vida escolar, principalmente para a realização de operações matemáticas.
Quando você professor fizer a intervenção deve contribuir para que a criança  aproprie da notação convencional e compreenda como se organiza o Sistema de Numeração Decimal.
Ao trabalhar bem o conteúdo desde o início, as crianças poderão surpreender ao reconhecer e escrever cifras que passem de bilhão ou trilhão, logo nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
Vamos investigar o quanto o aluno já sabe sobre o Sistema de Numeração Decimal, pois é importante saber para realizar as intervenções corretas. Dessa forma, nós conseguimos compreender o raciocínio dos alunos, que antes eram vistos como problemas.

O PRIMEIRO MANDA

Ao comparar números com igual quantidade de algarismos, as crianças se baseiam na posição que estes ocupam para descobrirqual é maior ou menor. Isso mostra que eles reconhecem os diferentes valores dos algarismos conforme a posição que ocupam.

QUANTIDADE DE ALGARISMOS

Mesmo sem saber a denominação dos números, as crianças acham que um número é maior porque tem mais algarismos. Algumas vezes, ao comparar números com grande diferença no valor absoluto dos algarismos que os compõem, como 111 e 99, as crianças se orientam pelo valor absoluto.

Exemplos:

4º ordem
3º ordem
2º ordem
1º ordem      
unidade de milhar
centena de unidades
dezena de unidades
 unidades       

Neste número: 435

O algarismo 5 representa 5 unidades e vale 5 (1º ordem) ;
O algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem);
O algarismo 4 representa 4 centenas, ou seja, 4 grupos de 100 unidades e vale 400 (3º ordem).
Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois.

Neste número: 9.153
O algarismo 3 representa 3 unidades e vale 3 (1º ordem);
O algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2º ordem);
O algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3º ordem);
O algarismo 9 representa 9 unidades de milhar e vale 9000 (4º ordem).

Veja também: 

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