segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Módulo II - Agrupamento




Olá!
Neste módulo vamos aprender a importância de incentivar os alunos a fazer a seriação (agrupar) para contar.
Todos os professores já observaram uma tendência comum de crianças de quatro anos, contar pulando objetos ou contá-los mais de uma vez. Isso significa que a criança ainda não percebeu a necessidade de ordenar para contar, colocá-los em uma relação de ordem para assegurar que não contou o mesmo objeto duas vezes ou pulou algum.
E a única forma de certificarmos que não pulamos algum objeto ou de contá-los mais de uma vez é agrupando. Assim é importante que a criança ordene mentalmente e geralmente quando  ela faz está pensando em quantidades.  
Um importante recurso pedagógico, que facilita a aprendizagem da criança sobre agrupamento e base 10 no Sistema de Numeração é o material dourado.



É necessário compreendermos, que as crianças constrõem gradualmente a ideia de agrupamento e que ela é construída intrisicamente, de dentro para fora.

O link abaixo é o blog  de uma professora, que realiza atividades com o material dourado. Vale a pena conferir. 

Utilizando o genero textual

A história em Quadrinhos é uma forma divertida para aplicar o conteúdo apreendido neste módulo. Aqui  utilizamos  a música como nossa aliada.  Veja logo abaixo ao clicar sobre as imagens: 

Garanto que a sua aula vai ficar bem mais animada!


Hora de trabalhar. Confira Algumas Sugestões de como trabalhar  os quadrinhos e a música (que trabalham com agrupamento ).
  
Ao mostrar as imagens acima você pode confeccionar cartazes (com os indiozinhos ) ou fazer um mural com velcro. Depois, pedir aos alunos enquanto cantam a música,  irem agrupando as figuras dos indiozinhos.  O material pode ser trocado, pois ele fica ao seu critério, use e abuse da  sua criatividade. Assim com o mural eles vão aprender sobre a posicionalidade (primeiro, segundo, terceiro... ) e o agrupamento. Tente fazer isso com a sala é bem divertido!
Uma outra maneira criativa de ensinar esse conceito é com luvas confeccionadas.

Para maiores informações visite o site :

Aqui  nos trabalhamos essa música do indiozinho, mas  você pode ficar livre para trabalhar outras músicas que envolvam  contagem, como por exemplo:

       Indiozinhos 
       5 patinhos ( xuxa )   Atividades com música - 5 patinho - xuxa (3)
       A loja do mestre André

   
 Você também pode trabalhar a cotangem com  exercícios. Como exemplo escolhemos essa atividade.
[123indiozinhos.jpg]

 Quer saber mais sobre agrupamento? Acesse o link abaixo:

Aprender sobre as músicas :

Também indicamos esse blog que trabalha com os conceitos de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário