Uhuuul!! Agora sim vamos começar !!!!
Primeiro temos que compreender o sistema numérico posicional, vamos considerar os números 1221 (decimal) e XXXVI e entender algumas propriedades importantes nestes dois números:
Primeiro temos que compreender o sistema numérico posicional, vamos considerar os números 1221 (decimal) e XXXVI e entender algumas propriedades importantes nestes dois números:
· O valor do primeiro algarismo 1 é diferente do valor do último número 1 no número decimal 1221. O primeiro indica 1 mil e o último indica 1 unidade. O mesmo acontece com o algarismo 2. O primeiro indica 2 centenas, enquanto o segundo indica 2 dezenas.
· No número romano, cada um dos X vale 10, independente da sua posição. O mesmo com V e o I.
A partir dessas considerações podemos concluir que no sistema decimal o valor de um determinado símbolo depende da sua posição, ou seja, este mostra um sistema posicional. O mesmo não acontece com o sistema romano, o sistema romano não é posicional.
GÊNERO TEXTUAL
Para ensinar esse conceito em sala sugerimos o seguinte material.
História em Quadrinhos "O segredo" da revista Chico Bento n. 392.
Explora os conceitos matemáticos, oportuniza utilizar a lingua portuguesa e também tem valores éticos, respeito e cidadania.
Fácil, né! Aposto que vocês estão gostando!!
ATIVIDADE PROPOSTA QUE ENVOLVAM A MATEMÁTICA
1- Fazer uma lista dos preços dos produtos vendidos por Chico Bento, com os valores utilizados na história.
2- Relacione as ideias matemáticas que aparecem no texto, explicando-as.
3- Por que Chico Bento disse "Já que todo mundo chegô junto, atendo premeiro as mais véio!"
4- Se a velinha da historia fosse comprar hoje os mesmos produtos, quanto gastaria?
5- Chico Bento disse: "Quero um rear di bala! Facir cada bala custa 5 centavos! intonci, da vinte balas."
5- Chico Bento disse: "Quero um rear di bala! Facir cada bala custa 5 centavos! intonci, da vinte balas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário