segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Módulo III – Base 10



Olá !!
Vocês ainda continuam firme e forte? Calma estamos na reta final!

Nesse terceiro módulo vamos falar a respeito da base 10. Eu sei parece difícil, né? Mas vocês verão a seguir que não é complicado.

A maneira de escrever os números é determinada por um conjunto de operações subjacentes (aditivas e multiplicativas), organizada de forma posicional e decimal. Por sua vez, os cálculos – mentais ou feitos com algoritmos convencionais estão condicionados a regras que dependem da organização dos números.

Usaremos como exemplo, a criança soma 27 + 20, faz10 + 10 + 7 + 10 + 10, ela soma os 10 e em seguida o 7, ela está considerando a composição de cada um dos números envolvidos, quais das partes em que o número foi decomposto são da mesma ordem para compô-las entre si (10 + 10 + 10 + 10 = 40) e, finalmente, as de diferente ordem (40 + 7).
Você acha complicado? Confuso? Fique tranquilo, pois não é o que parece, é simples!!!





Essas transformações sobre os números utilizam as operações aditivas subjacentes à numeração escrita.
Também as contas convencionais apelam às regras do sistema de numeração: a formação de colunas ao somar ou subtrair facilita operar entre si os algarismos que ocupam a mesma posição na escrita numérica. Assim como os reagrupamentos (“vai um”) permitem somar entre si os algarismos de mesma ordem; ou as decomposições (“pedir emprestado”) apelam a escritas equivalentes que facilitam a subtração a realizar (ao subtrair 32 – 17, a conta convencional termina subtraindo (20 + 12) – (10 + 7)”.


Que bom !!! Agora que você já compreendeu o que é base 10 pode utilizar a história da menina margarida. Esta história mostra como trabalhar com coleções, que é uma ótima maneira de explicar a base 10.



Trabalhar com coleções é uma forma muito interessante de fazer com que as crianças pensem no Sistema de Numeração Decimal. As crianças trabalham com coleções em outros ambientes que não a escola.
Ao colecionar e contar os elementos da coleção a criança desenvolve aspectos ligados a base 10, a partir do momento em que organiza sua coleção. Pode vir ainda a desenvolver aspectos ligados a cardinalidade, questionando quantos elementos há em sua coleção. Pode ainda explorar hipóteses de contagem (quando elas ainda não sabem contar). O trabalho com coleções também ajuda a criança a desenvolver a sobrecontagem (contar a partir de determinado ponto), a fazer agrupamentos.
Enfim, o trabalho com coleções é uma forma de trabalhar com vários aspectos do sistema de numeração decimal, de uma forma interessante, agradável e que chama a atenção das crianças e as deixam entusiasmadas, já que é algo presente no dia a dia delas. Podemos trabalhar com diversas coleções por exemplo: chaveiros, figurinhas e fotos.

 Site  (sugestão de jogos educativos de matemática)
http://www.ictgames.com/sharkNumbers_v2.html















Que pena pessoal, mas chegamos ao final! Estamos nos despedindo de todos vocês. Muito obrigado pela companhia. Um grande abraço e milhões de beijos. Obrigado pelas visitinhas.   




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